Sabendo usar, o mercado de capitais pode ser o caminho mais eficiente para fazer os recursos chegarem até a ponta final.
Para nós, é possível reinventar, sim, a forma de dar crédito no Brasil. A infraestrutura que lançamos este ano é a nossa resposta para esse enorme desafio.
No Brasil, cerca de 25% do crédito tomado por empresas vem do mercado de capitais - número baixo se comparado ao aos EUA, por exemplo, onde o mesmo cálculo chega a 70%. Nos últimos tempos, no entanto, alguns fatores têm mudado essa dinâmica no país.
Um deles é a Selic na mínima histórica. Hoje, as empresas têm mais incentivos para emitir títulos do que ir aos bancos em busca de capital, com os investidores aceitando mais risco.
Há ainda uma mudança em curso no mercado de investimentos. Com o crescimento de plataformas como a XP investimentos, investidores antes satisfeitos com CDBs passaram a buscar alternativas de olho em um retorno maior. Dentro desse contexto, os fundos para financiar empresas e seus ecossistemas vão ficar cada vez mais comuns no Brasil.Sabendo usar, o mercado de capitais pode ser o caminho mais eficiente para fazer os recursos chegarem até a ponta final. Para nós, é possível reinventar, sim, a forma de dar crédito no Brasil. A infraestrutura que lançamos este ano é a nossa resposta para esse enorme desafio.